Aposentadoria por tempo de contribuição será reconhecida automaticamente

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que possuem os requisitos para solicitar a aposentadoria por tempo de serviço e por tempo de contribuição terão mais facilidade para completar o processo. O requerimento de salário maternidade também ficou mais fácil.

Segundo o INSS, o reconhecimento destes benefícios, que não era feito de forma automática, passou a ser na segunda semana de fevereiro (com exceção da aposentadoria por idade dos segurados urbanos, reconhecida automaticamente desde o último mês de setembro).

Novo agendamento

O procedimento, agora, ficou mais simples, eliminando a necessidade de comparecimento À agência. O segurado pode entrar em contato com o INSS (pela internet ou telefone) para dar entrada no pedido. Mas atenção, é importante que o solicitante preencha todos os requisitos (35 anos de contribuição para os homens e 30 para as mulheres no caso de aposentadoria por tempo de contribuição).

As informações serão, então, checadas e, caso confirmadas, o benefício será concedido automaticamente. Isso torna crucial que os dados do trabalhador estejam corretos na base de dados do INSS.

Para agilizar o processo, os cerca de 200 mil agendamentos marcados para a solicitação de aposentadorias estão sendo analisados pelo INSS, e aqueles que podem ter o benefício concedido de forma automática serão avisados por carta e e-mail.

Aqueles que possuírem condições de se aposentar por idade serão avisados com antecedência de um mês pelo INSS. Para confirmar o interesse no benefício, o segurado só precisará entrar em contato com o órgão pelo telefone 135.

Para saber mais basta acessar o site do INSS, ligar para o instituto ou baixar o aplicativo.

Fonte: G1