Prazo para envio da declaração do Imposto de Renda começa na quinta-feira

Começa na próxima quinta-feira (1) o prazo para envio das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). O prazo segue até o dia 30 de abril. Deverão declarar aqueles receberam rendimentos tributáveis com valores acima de R$ 28.559,70 em 2017. No caso de atividade rural, a declaração é obrigatória para os que tiveram receita bruta superior a R$ 142.798,50 no mesmo ano.

O programa de preenchimento das declarações foi liberado ontem (26) pela Receita Federal, e pode ser consultado aqui.

Novidades

Entre as alterações previstas para a declaração do IRPF estão campos para o preenchimento de informações complementares como o número do Registro Nacional de Veículo (Renavam). Também passa a ser obrigatória a apresentação do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para a inclusão de dependentes com idade superior a 8 anos (completos até o dia 31/12/2017). Antes, o documento só era solicitado para dependentes acima dos 12 anos, e em 2019 será obrigatório para qualquer idade.

Outra novidade é que será incluída a informação sobre a alíquota efetiva utilizada no cálculo do imposto.

Crescimento

A Receita espera um aumento de 300 mil declarações em comparação ao ano anterior. Em 2011 foram entregues 28,5 milhões relativas a 2016, e a expectativa é que, neste ano, o número chegue a 28,8 milhões.

Com informações da Agência Brasil