Orlando Gonçalves de Oliveira, parceiro do Grupo Eloah, gestor financeiro e especialista em comércio exterior

A Eloah International investe na consultoria em comércio exterior e câmbio, oferecendo a  seus clientes informações seguras para a inserção no comércio internacional

Micro, pequenos e médios empresários precisam adquirir conhecimento e formação na área de comércio exterior. Esse é um dos grandes desafios apontados pelo advogado Orlando Gonçalves de Oliveira, parceiro do Grupo Eloah, gestor financeiro e especialista em comércio exterior. “Os empresários precisam investir em treinamento, no próprio e de seus funcionários e demais parceiros, dentro e fora do Brasil, e claro, investir sempre, se tornar competitivos”, comenta

Na visão do especialista, é preciso olhar para dentro de sua empresa, prepará-la para vender e também comprar do exterior (exportação e importação), deixar de se preocupar com a política e se fortalecer nela por meio de suas associações. 

Ele acredita que essas instituições é que devem se preocupar em solucionar problemas políticos que possam dificultar a entrada ou saída de mercadorias. “Às empresas, cabe unicamente se tornarem competitivas: produzir com qualidade e preço. É com a concorrência que precisam se preocupar.”

Embora seja um país consumidor, com produção de qualidade em diversos setores e interesse em exportar, Orlando explica que o Brasil acaba esbarrando em algumas dificuldades, já que a produção é toda absorvida pelo mercado interno. “O Brasil é um país com características regionais distintas – de Norte a Sul temos uma enorme variedade de produtos e capacidade de produção (vestuário, laticínio, bebidas, máquinas, implementos etc.)”, comenta.

A política de comércio exterior está sob a responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e do Ministério de Relações Exteriores, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que cuida das exportações da maioria de nossas commodities, e de outros ministérios. “A China sempre foi um país que copiava e exportava seus produtos a partir de cópias, mas cresceu e hoje é uma grande potência econômica, já produz carros e desenvolveu muito nas áreas de ciência e tecnologia.”

No caso brasileiro, ele cita outros obstáculos, como a importação de produtos hospitalares, sendo que a maioria desses suprimentos poderia ser produzida aqui. “Por que importamos máscaras e equipamentos de proteção médicos feitas a partir de tecidos?”, questiona.

Relação com os EUA

Findadas as eleições norte-americanas, o especialista alerta para o perigo de o Brasil se isolar frente às grandes potências mundiais. “Nesse mundo globalizado, o isolamento é a pior política que se faz. Precisamos nos relacionar comercialmente com todos e nos silenciar sobre o direcionamento político de nossos parceiros comerciais. O ideal é aprender a fazer nosso dever de casa, produzir com valor agregado. Vamos exportar commodities, sim, mas também produtos com valor agregado, que possam concorrer no mercado global. É fundamental reduzir nossos custos de produção e melhorar a qualidade daquilo que produzimos para que nossos produtos possam efetivamente concorrer no exterior.”

Para investir no setor, Orlando destaca a importância de treinamentos e assessorias especializadas, citando entidades como o Sebrae, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) e os Correios. “Vivemos em um mundo globalizado e quem não se adequar a ele certamente estará fora. Então, o desafio é constante. Desenvolver aquele olho clínico capaz de enxergar oportunidades de negócio naquilo que se vê. É despertar, arregaçar as mangas da camisa e trabalhar firme.”

O Grupo Eloah

A Eloah International, do grupo Eloah Contabilidade, vislumbra na consultoria em comércio exterior e câmbio a oportunidade de oferecer a seus clientes informações seguras para a inserção no comércio internacional, seja por meio de exportação ou importação de produtos ou serviços. “Queremos que nossos clientes cresçam e se tornem grandes empresas, que acessem esse comércio globalizado e enxerguem oportunidades comerciais, obtendo melhores lucros.

Além disso, a Eloah auxilia no tratamento administrativo, cambial e tributário, na exportação e importação, além de oferecer treinamentos presenciais nos módulos: exportação, importação, práticas cambiais, entre outros, ferramentas necessárias para que o participante tenha uma visão ampla do mercado ao qual pretende ter acesso.

A empresa também auxilia na busca de potenciais compradores no exterior. “O que podemos afirmar é que o crescimento se faz a passos curtos, porém seguros. Por isso, o importante é começar o quanto antes, se preparando para que os negócios surjam e sejam realizados de forma segura e com menor risco. Vale lembrar que os riscos sempre existirão e o objetivo da Eloah é reduzir ao máximo esse risco para nossos clientes.”