Equipe da Eloah sempre pronta para os desafios do Terceiro Setor

As instituições de Terceiro Setor têm várias formas de captar recursos. Para  iniciar essa jornada é preciso elaborar um plano de apresentação, analisando e especificando para onde os recursos serão destinados, em quais ações é aplicado e construir uma rede de relacionamentos.

Essa jornada é utilizada para captação de recursos financeiros, recursos humanos (voluntariado), roupas, produtos, veículos etc. Dentre as formas mais comuns para a mobilização de recursos podemos destacar: Projetos incentivados, editais privados, doações feitas por pessoas físicas, vendas de produtos e a execução de eventos.

Para fazer essas parcerias públicas e privadas a Organização da Sociedade Civil (OSC) precisa estar com documentação regular (estatuto, atas, certidões, registros em conselhos etc ). 

As Parcerias entre o poder público com organizações não governamentais (ONGs) seguem as regras dispostas no Marco Regulatório das Organizações Civis. Assim, é importante que as instituições acompanhem nos sites das secretarias municipais , estaduais  e da União a publicação de editais para concorrer a estas parcerias.

Como fazer doações:

Pessoas físicas podem fazer doações regulares ou destinar até 6% do Imposto de Renda em doações no momento da entrega da declaração, desde que essa pessoa tenha optado pelo modelo completo na declaração. O Valor é encaminhado aos fundos federais, estaduais ou municipais, e estes fundos ficam responsáveis por repassar as doações para as instituições. É necessário, também, que o doador informe ao fundo qual instituição ele pretende ajudar.

No caso de pessoas jurídicas, a doação pode ser feita diretamente para os fundos (municipais, estaduais ou federais) e o valor doado precisa corresponder a 1% do IR a ser pago pela empresa à Receita Federal.

Para ajudar essa jornada do Terceiro Setor a Eloah Contabilidade tem oferecido a prestação de serviços na área de elaboração de projetos, visando mobilização de recursos às instituições; realizando inscrições em Conselhos, para realização de parcerias; orientação na abertura da Instituição e elaborando Estatuto Social, contemplando as atividades reais das instituições; fazendo a elaboração do planejamento estratégico e assessoramento na prestação de contas.